Espaço do Professor




Ser professor é...



Ser professor 
é professar a 
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

     Este espaço será reservados ao nossos queridos professores que quiserem dar um aviso, postar textos ou exercícios, qualquer tipo de escrita que venha interagir com os alunos, principalmente, mas também com todos que fazem parte dessa instituição.
      Sabemos que temos muitos motivos para lecionar de qualquer jeito, pois sabemos das condições que assim nos é posta na condição de professor, como mal remuneração, falta de recursos materiais, falta de reconhecimento pelo nosso trabalho e contribuição de uma vida toda voltada para cidadania e educação, principalmente pelos que deveriam nos das valor, que são nossos superiores, mas diante de tantos contra-tempos, ainda assim, nos arrumamos todos os dias com nossas melhores roupas para nos apresentar aos nossos alunos, quando não estamos na escola, estamos nos preparando para dar aula, ou corrigindo provas, ou elaborando, ou pesquisando na internet, enfim, quem é professor sabe do que se trata, nossa missão é árdua, por vezes, nos questionamos: Por que fui ser professor? Às vezes são tantos papéis que pensamos em jogar tudo no lixo, tocar fogo mesmo, aos poucos vamos dando conta deles e depois tudo passa, e todo mês é assim. Nós sabemos de tudo isso, mas diante disso, nada nos tira a alegria de sermos reconhecidos pelos nossos alunos, eles sim, reconhecem o nosso trabalho, quando nos leva flores, cartinhas, nos abraça bem forte ou nos beija, só assim nos sentimos recompensados. Pena que não podemos ter o reconhecimentos de todos! Mas nada é perfeito, não é?
      Nossos alunos são nossos troféus e é por isso que não desistimos pelo amor que temos a eles, à Educação, à nossa Escola, aos nossos colegas que ficam parecendo nossos irmãos, pois a escola  não é só a segunda casa dos alunos, é nossa também, pois passamos a maior parte de nossas vidas nela, então temos que nos sentir em casa, bem acolhidos e quando um problema surgir, precisamos sabiamente resolvê-lo através do diálogo, da amizade e da compreensão, pois todos somos imperfeitos e falhos, mas para nos sentirmos bem precisamos de um ambiente harmonioso, então continuaremos  fazer desse ambiente um lugar mais agradável.
     E apesar do pouco tempo que dispomos, vamos reservar um tempo para ler nosso cantinho, comentar, participar, postar textos, fotos, vídeos, relatos, experiências, vamos elogiar, estimular os alunos, lembrem-se de registrar todas as impressões possíveis dos fatos ocorridos, pois com o passar dos anos, vamos relembrar nossas atividades e com certeza outros professores seguirão nosso bom exemplo.
       Então, sejamos bem vindos a mais uma ano letivo e a este nosso cantinho virtual.